terça-feira, 7 de maio de 2019

FREITAS JÚNIOR - POETA : DE RIACHO DA CRUZ-RN PARA O BRASIL



A Evidenciarte Revista Cultural é uma revista organizada pela Poeta Fernanda Mothé Pipas, Editora-chefe da mesma e da Darda Editora do Rio de Janeiro-Rj. Essa revista da Editora Darda nasceu com o intuito de informar e entreter, via internet e e-mail, as diversas camadas sociais, levando conteúdo diversificado atual, resgatando também a memória nacional, além de evidenciar todas as formas de arte.

Nesse objetivo de evidenciar todas as formas de arte, a presente editora descobriu o nosso talento riachocruzense, Freitas Júnior – Poeta que tem se destacado nessa editora participando de quatro Antologias Poéticas que estão sendo lançadas ainda nesse ano de 2019!

Na Evidenciarte Revista Cultural nº03, o nosso poeta riachocruzense teve o seu espaço garantido destacando assim como artista da nossa amada Riacho da Cruz-Rn. Eis a matéria na íntegra da qual o nosso poeta fez parte:

EVIDENCIARTE REVISTA CULTURAL Nº 03 – PÁGINAS 18 & 19

Freitas Júnior (1979), é um escritor potiguar, autor de poesias e responsável pelo trabalho histórico do Marco Simbólico do município de Riacho da Cruz-Rn assim como da compilação historiográfica do presente município.

Antônio Miranda de Freitas Júnior, nasceu na cidade de Itaú-Rn, no dia 07 de Junho de 1979, passou toda a sua infância e adolescência na cidade de Riacho da Cruz-RN (1979 até 2001). Desde cedo Freitas Júnior se interessou pela poesia nos anos do Ensino Médio onde escrevia e recitava seus textos iniciais sempre baseado nos textos de Luis Vaz de Camões, num contexto em que a poesia não era tão valorizada. Em 2001 Ingressou na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) de Mossoró onde licenciou-se em História no ano de 2005.

Admirador de raízes regionais, o presente poeta defende ferrenhamente o dialeto Nordestinês que nos últimos anos vem resgatando nos seus versos. Escritor e poeta, Freitas Júnior lançou no dia 10 de Março de 2018 a obra poética BERESHITI POÉTICA na cidade de Alexandria-Rn, o primeiro volume da coleção PENTATEUCO POÉTICO, que marca o início de sua trajetória na literatura Norte Riograndense. Em término (mas ainda não publicado) Freitas Junior tem um material poético bastante vasto que finalizam o Pentateuco Poético:

1 – Bereshit Poética (lançado em 2018)

2 – Exodus In Poesia;

3 – Levitikus;

4 – No deserto

5 – Repetições...

Além de Sonetos, Tankas, poetrix, Haikais e versos livres, nessa coleção ele tem difundido a sua obra prima, a modalidade poética intitulada de SONETRIX (Soneto em três versos).

Quanto ao seu trabalho historiográfico, o mesmo está sintetizado em sua obra: Riacho da Cruz, os Primórdios de Uma História, trabalho de Tcc (Em andamento para publicação ainda nesse ano de 2019). Docente pela rede estadual na Escola Estadual Governador Dinarte Mariz, reside atualmente na cidade de Alexandria-RN.


Blog FotoCerta.Com 
Por Romário Nogueira
Contatos (84)  99992-5559

Um comentário:

  1. Aos conterrâneos riachocruzenses me traz um orgulho em poder ser referencia em nosso país através da Editora Darda do Rio de Janeiro, que tem me acolhido em suas antologias poéticas (04 antologias só nesse inicio de ano!) que serao divulgadas nas redes sociais a partir do momento da sua publicação! Obrigado Romario pelo carinho e admiração e pela boa vontade de publicar a presente materia aqui no seu blog!

    ResponderExcluir